Ameixa: Deve encontrar-se coberta de um revestimento esbranquiçado natural – pruína (que ao tocar com os dedos se elimina). O pedúnculo (pé) deve ser firme, a polpa macia e sem fendas. Não deve apresentar humidade exterior.
Ananás: Deve ser pesado, denso e perfumado. A coroa deve ser verde e viçosa. A epiderme de cor uniforme e sem manchas acastanhadas. O pedúnculo firme e sem fungos. Está maduro quando a polpa cede à pressão dos dedos, o aroma é intenso, as folhas são arrancadas com facilidade e exibem cor alaranjada nas pontas.
Cereja: Deve ser firme e bem colorida, com o pé verde e preso ao fruto. A epiderme deve ser lisa e brilhante. Não deve apresentar humidade exterior. Quando maduras, tornam-se mais pesadas.
Citrinos: Devem apresentar-se firmes, com a epiderme bem colorida e com o cálice verde.
Kiwi: Deve ser macio, não mole nem enrugado, sem pisaduras. Os mais claros costumam ser os menos maduros.
Maçã e Pêra: Devem ser coloridas, firmes, com a epiderme lisa e sem pisaduras. O pedúnculo deve apresentar-se firme.
Morango: Deve ser colorido, brilhante, limpo e sem zonas acastanhadas. O pedúnculo e o cálice devem ser verde vivo. Não deve apresentar humidade exterior.
Pêssego e Nectarina: Devem ter a epiderme colorida. O fruto apresenta-se maduro quando tem um toque macio e a cavidade junto ao pé se encontra colorida. Nas nectarinas a epiderme deve ser lisa e brilhante.
Uva de mesa: Os bagos devem apresentar um revestimento esbranquiçado - pruína (que ao tocar com os dedos se elimina). O engaço deve estar bem fresco e não murcho. O tamanho dos bagos deve ser homogéneo e a coloração uniforme. Não devem apresentar humidade exterior.