Aprenda a escolher verduras e legumes

Escolher verduras e legumes não é difícil. É uma questão de saber "ler os sinais" que eles nos dão. Vamos então saber o que é preciso ter em conta quando vamos ao mercado comprar verduras e legumes.

As verduras devem estar sempre com aparência e cheiro de frescas. As folhas devem estar brilhantes e levemente húmidas, sem manchas escuras. Não leve para a casa se estiverem murchas ou com rasgos, pois pode ser sinal de mordida de insetos.

Prefira os legumes da estação, pois são os mais frescos e saborosos. Escolha os que tiverem uma aparência firme, fresca e com folhas brilhantes. Evite os que apresentem manchas escuras, folhas murchas, estejam esfolados ou amassados.

Alguns exemplos

  • Cenoura, batata, beterraba e rabanete: devem estar bem firmes, frescos e com a pele lisa. Não compre se apresentarem manchas ou brotos. Prefira as cenouras bem alaranjadas, sem manchas verdes e com os talos bem longos e verde-escuros.

  • Cebola: a casca deve ser seca e sem sinal de brotos. O bolbo deve estar firme e a casca deve soltar-se das mãos com facilidade.

  • Tomate: a casca deve ser lisa, firme, de cor bem viva e sem cortes. Os que estiverem moles ou enrugados já passaram do ponto.

  • Beringela: só compre se estiver com a casca lisa, brilhante e bem firme. Se a casca estiver enrugada ou furada, é sinal de que não está própria para consumo.

  • Brócolos e couve-flor: devem estar com os buquês compactos e bem-feitos. As folhas devem estar frescas, nem murchas e nem amareladas. O talo deve ser firme, húmido e quebradiço.

brush-sa-2.svg